| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

DINHEIRO

Page history last edited by newton 15 years, 8 months ago

 Surgimento do DINHEIRO (história).

 

          Há milhares de anos, no reino da Lídia, os homens não precisavam do dinheiro. As poucas pessoas que existiam, moravam em cavernas, se vestiam com peles de animais e comiam aquilo que caçavam ou pescavam, e algumas pessoas também passaram a se dedicar a agricultura e produzir ferramentas.

         Mais tarde o número de pessoas aumentou, e foram se formando pequenas comunidades.

         Quando as pessoas de uma comunidade precisavam de um objeto que não produziam, iam até uma comunidade vizinha e faziam a troca de um objeto por outro. Assim foi criado o ESCAMBO, a primeira forma de comércio.

         Mas não era tudo tão simples, quando alguém queria um objeto que a comunidade vizinha produzia, teria que levar um desses objetos que a sua comunidade produzisse e ir até lá para ver se ele aceitava fazer a troca, as vezes dava tudo certo e a pessoa aceitava fazer a troca pelo objeto que a outra comunidade estava oferecendo, mas as vezes a comunidade vizinha estava interessada em um objeto que eles não produziam, então o homem que queria tanto aquele objeto que a comunidade vizinha possuía, iria ter que ir a uma outra comunidade e procurar aquilo que a comunidade vizinha queria, depois voltar lá e fazer a troca.

      Essas trocas causavam uma verdadeira confusão, então as pessoas chegaram a um acordo de dar valor a alguns objetos, e então todas as pessoas podiam trocá-los por aquilo que queriam ou que necessitavam.

       Após algum tempo as pessoas passaram a utilizar muitos objetos como elemento de troca para comprar e vender mercadorias. Quando uma realizava um trabalho pra outra recebia uma quantidade desses objetos como pagamento.

       No Brasil após a chegada dos portugueses, o pau-brasil passou a ser o principal elemento de troca .Alguns elementos como o pano algodão, o açúcar, o fumo e o zimbo, foram utilizados como moeda-mercadoria.

        Muito antes da descoberta do Brasil, à medida que as comunidades cresciam e aumentava a troca entre diferentes povos, os metais, somente os metais preciosos como prata e ouro, começaram a ser utilizados como instrumento de troca para facilitar o comércio.Isso porque, além de serem muito desejados, por causa de sua beleza e dificuldade de obter, o que aumentava seu valor, eram muito resistentes e podiam ser divididos em pequenas partes.

       Assim, os primeiros comerciantes viajavam carregando seus sacos de ouro e prata e algumas balanças, com as quais pesavam a quantidade necessária de metal para comprar ou vender mercadorias.

      Porém, o trabalho de carregar todo esse peso era complicado.Foi então que apareceram as primeiras moedas, peças de ouro e de prata, ou de uma combinação dos dois metais.Essas moedas, onde eram inscritos seu peso e seu valor, eram marcadas, também, com os nomes, desenhos ou legendas do governantes do lugar onde estava sendo fabricada.

As pessoas andavam com sacos cheios de ouro e prata para pesarem e venderem mercadorias.As pessoas começaram a serem assaltadas, então começarão a depositar seus metais na casa de pessoas em que confiavam estas foram chamadas de ourives, os ourives entregavam recibos para as pessoas, mostrando a quantidade de metais que estavam depositados em suas casas e então quando as pessoas precisavam retirar uma quantidade de  metais mostravam os recibos que era a prova de que tinha uma certa quantidade de metais depositados em suas casas.Os ourives começaram a se cansar de tanto entregar recibos pelas mesmas moedas, tiveram então uma grande idéia:em vez de ficarem entregando e guardando ouro e prata, era melhor que o comprador pagasse o vendedor com o recibo, que era a final, a prova de que o comprador tinha depósitos na casa dos ourives.Essa foram as primeiras cédulas:recibos de papel que representavamuma quantidade de ouro e prata.

      Além de guardar o dinheiro, os ourives começaram a emprestá-los para reis, governantes e outras pessoas em troca de um favor.Assim muitos ourives se tornaram os primeiros banqueiros.

        Durante muito tempo os recibos dos ourives foram usados como cédulas, hoje em dia temos as cédulas mais modernas e também cartões de crédito e cheques.

 

 

Quem sou

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.